domingo, 11 de abril de 2010

IDÉIAS E LUGARES

Ao planejar uma viagem... idéias e lugares vão surgindo! Estudando os caminhos, vamos sabendo por onde passaremos e o que poderemos tirar de proveito dos lugares...



Chegando... PARTE 1
AMATERDAM

Passear pelo Red Light District
Yeah, passear, a pé, tranquilamente e ver de 'relance' as famosas garotas na vitrine. No início é constrangedor... Eu não entendo porque só meninas... podia ter uns homens performáticos também. O mundo não é sempre justo, penso eu.

Museu Anne Frank
Eu li o livro O Diário de Anne Frank quando tinha 15 anos, lembro que chorava a cântaros a cada página lida... é realmente tocante e louco pensar que estarei no lugar onde todo aquele horror psicológico (e mais tarde, físico) se passou! Quero muito ir ao museu que fica na própria casa onde se escondeu Anne Franke e sua família (A menina, judia, escreveu o diário enquanto se escondia durante a ocupação nazista da Holanda, antes de serem denunciados e capturados). A história teve um fim trágico: Anne Frank morreu com apenas 15 anos em um campo de concentração, poucos meses antes da guerra terminar e o campo dela ser liberado. Somente o pai sobreviveu, foi ele quem publicou o diário que ganhou fama internacional.

Nemo
Depois da visita ao museu de Anne Frank, acho que é uma boa relaxar um pouco a tensão no NEMO, um museu de ciências prático. A ideia é experimentar e mexer, descobrir, aprender fuçando, exatamente o princípio da ciência.

Zoológico Artis
O Artis na verdade é uma espécie de parque, no coração de Amsterdam, que contém além do Jardim Zoológico, um planetário, um aquário e dois museus: geológico e zoológico. Uau!!! é muiiita coisa para ver! Dizem que é preciso quase o dia inteiro... mas um dia é muito para se dedicar a um só lugar quando a estadia é curta, então o melhor é ir cedo, almoçar por lá e depois curtir o resto da tarde em outras paragens. Quem sabe visitar o Museu do Sexo e... se der tempo... visitar a biblioteca... e tomar um café por lá.

Saindo de Amsterdam com destino a Belim, passaremos em alguns lugares interessantes (The Afsluitdijk¹!!! Oba!!!)... alguns pararemos, outros veremos pela janela, mas muitos merecem ser registrados pelas lentes da máquina fotográfica.
¹ Dique imenso que, por cima, passa uma auto-estrada...

*GRONINGEN

Um dos lugares que passaremos no caminho de Hamburgo é Groningen, ainda na Holanda, a cidade é famosa por ser um centro universitário (um terço da população, do total de 180 mil habitantes). Então, acho que seria bom dar uma breve passeada pelo Groningen Centre...

Entre Groningen e Bremem... Oldenburg

*OLDENBURG
Está situada em uma região Universitária... e A Universidade de Oldenburg é muito prestigiada. Passeando por lá, vale a pena um clic no Castelo de Oldenburg, que é atualmente um museu e juntamente com o Jardim Botânico são os maiores pontos de interesse na cidade.

*BREMEM

É uma das mais importantes cidades do norte da Alemanha. A cidade medieval é um ponto de interesse para os viajantes interessados em história, tendo entre seus pontos turísticos mais representativos a Rathaus (prefeitura), construída entre 1405 e 1410 e considerada um dos principais exemplares da arquitetura gótica. Não dá para sair de lá sem ter visitando o bairro Schnoor, considerado um dos lugares mais bonitos da região; as suas ruas estreitas, casas de alta e luz fraca, faz de Schnoor um lugar fantasticamente lindo e romântico.

Chegando...
HAMBURGO

É a segunda maior cidade da Alemanha, famosa por seu porto, bem como a sua cultura liberal e tolerante.

Tour nas margens do rio Elba
Começar passeando pelas margens do rio Elba, que banha a cidade e dá um caráter boêmio a Hamburgo, com sua extensa rede de canais e mais de 2 mil pontes depois seguir para a Região portuária: local de bons restaurantes.

Reeperbahn
Não dá para perder a Reeperbahn à noite com seus clubes e cassinos. Hamburgo também é popular pelos seus muitos musicais, quem sabe daremos sorte quando passarmos por lá...

De Hamburgo... direto para Berlim


Chegando... PARTE 2
BERLIM

Comer Wurst mit Senf (salsicha com mostarda, vem no pão) e cerveja na Alexanderplatz.

East Side Gallery.
É um pedação do muro de Berlin que continua lá e hoje serve de galeria de pinturas feitas por vários artistas.

Museuminsel
Muitos Museus!!!
Sempre... sempre... Considero o meu encontro pessoal com as obras de arte que povoaram meu imaginário, desde pequena, quando abria meus livros de Ciências (História e Geografia), uma dádiva! Eu penso: Que sorte a minha...
Então, passear na Ilha dos Museus pode ser a melhor pedida para ver, concentradas, as centenas de peças de arte que fazem parte do património artístico do país.

A ilha dos museus é um Patrimônio da Humanidade, tombado pela UNESCO. O mais famoso deles é o Pergamo, cuja atração principal é a entrada de um templo da antiguidade grega clássica, na cidade-estado de Pergamo. Também podemos ver a entrada do mercado da cidade-estado e o portal de Ishtar, um dos portões internos da Babilônia.


Um roteiro para se fazer a pé (achei em algum canto da internet, não lembro onde... mais achei que seria interessante tentar)... com muita calma, por três dias, sempre retomando o ponto deixado no dia anterior (de preferência marcar pontos perto do metrô).

Nenhum comentário:

Postar um comentário