sábado, 27 de novembro de 2010

Um mês depois...


Já se passou quase um mês do fim de nossa viagem... e ainda não coloquei nossas impressões. Não foi falta de tempo, foi simplesmente falta de coragem para reorganizar as lembranças, as anotações e as fotos; durante a viagem já tentava dar uma ordem aos dias, mas com o passar tempo percebo que o trabalho precisa de um revisão, então farei isso junto com as postagens, separando por países.

H O L A N D A

terça-feira, 18 de maio de 2010

Novas Idéias para lugares conhecidos...

De Budapeste iremos para Zurich de Avião... Lá iniciaremos uma nova etapa de nossa viagem. A idéia é alugar um carro e ir para Itália... desceremos até Roma, depois retornaremos para Milão passando por Genova... parando para conhecer as cidades que nos atrair...

Chegando... Parte 5

ZURICH
Amigos/parentes nos esperam... é sempre bom revê aqueles que moram longe e os quais temos pouco tempo para estarmos juntos, então é bom dedicar um dia inteiro a eles... conversar, contar histórias, mostrar fotos, tomar vinho, rir do passado e do presente... Voltar a Zurich é sempre assim: Um reencontro agradável!

De Zurich faremos pelo menos uma Day Trip:
LUCERNA e MONTE TITLIS


*LUCERNA (Luzern)
Muito simpática e acolhedora, Lucerna é uma cidade para relaxar e apreciar a vista é realmente fantástico.


*MONTE TITLIS
É no Mt. Titlis que se situa a geleira mais próxima de Lucerna, Zurique e Basiléia. Com 3.028 m de altitude é o ponto mais alto da Suíça Central.

Segundo o site Suiça Singular (www.suicasingular.com.br) o TITLIS ROTAIR é o primeiro bondinho giratório do mundo. É nele que iremos até a neve, o gelo e as geleiras do topo do Mt. Titlis, .

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Um pacote... segurança em terrenos de falas estranhas...

Compramos um pequeno pacote turístico para os trechos que ficamos inseguras de fazermos sozinhas... ele saí de Praga e vai até Budapeste.

Nossa intenção é tentar ficar soltas, sem amarras de horários, mas balanceando a questão/relação do custo/benefício, decidimos por optar pelo pacote turístico, principalmente por conta dos Hotéis (categoria superior, c/ mais conforto) e dos transportes... tanto entre as 3 cidades (Praga-Viena e Viena-Budapeste), quanto os urbanos (do Hotel para o centro). Já fizemos isso antes, quando fomos para Paris e Londres, só que lá não foi por insegurança, foi por comodidade... o Hotel era ótimo e queríamos fazer a travessia do Canal da Mancha de Ferry... depois de pesquisamos os valores, vimos que valeria a pena comprar o pacote, daí incluimos noites extras nas 2 cidades... pouco vimos o guia e sua trupe... nos debandamos!!! Dessa vez não sei se será possível, mas se notarmos uma brecha, que a comunicação não é coisa de extraterrestres... iremos debandar de novo!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

R O T E I R O 2010

ROTEIRO
Dia-a-Dia

29/SET (quarta-feira)
SAÍDA DE SALVADOR/BRASIL (17H) (Avião)

30/SET (quinta-feira)
CHEGADA EM AMSTERDÃ (14H) (Hotel)

01/OUT (sexta-feira)
AMSTERDÃ (Hotel)

02/OUT (sábado)
AMSTERDÃ (Hotel) - Noord(Casa)

03/OUT (domingo)
Noord(Casa)

04/OUT (segunda-feira)
Noord (Casa) - Hamburgo (Carro) + (Hotel)

05/OUT (terça-feira)
Hamburgo (Hotel) - BERLIM (Carro) + (Apartamento)

06/OUT (quarta-feira)
BERLIM (Apartamento)

07/OUT (quinta-feira)
BERLIM (Apartamento)

08/OUT (sexta-feira)
BERLIM (Apartamento)

09/ OUT (sábado)
BERLIM – DRESDEN - PRAGA (carro) + (Apartamento)

10/ OUT (domingo)
PRAGA (Apartamento)

11/ OUT (segunda-feira)
PRAGA (Apartamento)

12/ OUT (terça-feira)
PRAGA (Apartamento) – PRAGA (Hotel)

13/ OUT (quarta-feira)
PRAGA (Hotel)

14/ OUT (quinta-feira)
PRAGA (Hotel)

15/ OUT (sexta-feira)
PRAGA (Hotel) - VIENA (Hotel)

16/ OUT (sábado)
VIENA (Hotel)

17/ OUT (domingo)
VIENA (Hotel) – BUDAPESTE (Hotel)

18/ OUT (segunda-feira)
BUDAPESTE (Hotel)

19/ OUT (terça-feira)
BUDAPESTE (Hotel) - ZURIQUE (Avião) + (Casa)

20/ OUT (quarta-feira)
ZURIQUE (Casa)

21/ OUT (quinta-feira)
ALPES SUÍÇOS (Casa)

22/ OUT (sexta-feira)
ZURIQUE

23/ OUT (sábado)
ZURIQUE - LUCERNA (trem) + (Hotel)

24/ OUT (domingo)
LUCERNA - VENEZA (Hotel)

25/ OUT (segunda-feira)
VENEZA (Hotel)

26/ OUT (terça-feira)
VENEZA - ROMA (carro) + (Hotel)

27/ OUT (quarta-feira)
ROMA (Hotel)

28/ OUT (quinta-feira)
ROMA (Hotel)

29/ OUT (sexta-feira)
ROMA - GENOVA (carro) + (Hotel)

30/ OUT (sábado)
GENOVA - MILÃO (carro) + (Hotel)

31/ OUT (domingo)
MILÃO - SALVADOR

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Outros lugares... novas idéias

Entre Berlim e Praga projetamos dar uma paradinha em...

*DRESDEN
Os lugares interessantes para conhecer ficam margeando o rio Elba (tem várias igrejas, museus, palácios, etc). Mas, mais interessante ainda seria conhecer conhecer Konigstein, um castelo no alto de uma montanha... quem sabe dá para ir até lá...


Chegando... PARTE 3

PRAGA

Praça Venceslau
Na redondeza tem muita gente na rua, restaurantes, cassinos, lojas de câmbio e muitas lojas vendendo de tudo (de roupas a lembrancinhas locais - ótima oportunidade de comprar as bonecas babuskas)... lugar ideal para começar nosso passeio.

Slovansky Ostrov
A Ilha Eslava. Uma das três encantadoras ilhas do Vltava bem no centro de Praga, cheia de charme e História.

Narodni Divadlo
O Teatro Nacional. Situa-se junto ao Vltava, sendo uma referência do centro da cidade.

Monumento às Vitimas do Comunismo
Polêmico, gráfico, explícito. Simples, mas marcante, interessante para se visitar.

Torre de TV de Zizkov
Imponente com seu jardim que oferece uma vista inacreditável de Praga e seus arredores.

Muralha da Fome
Uma estrutura defensiva com uma interessante lenda por detrás da sua criação, bem no centro da cidade.

Mosteiro de Strahov
A um passo do Castelo de Praga este mosteiro avista-se ao longe. O seu interior tem muito a oferecer, mas se não houver tempo, explorar apenas o seu perímetro já valerá muito o passeio.

Pavilhão Hanavsky
Um dos locais mais românticos da cidade, tem uma vista privilegiada do rio, das pontes que o cruzam e de uma considerável área da Praga antiga.

DAY TRIP


*KARLOVY VARY
Quando estivermos em Praga daremos uma 'fugidinha' de dia completo para a magnífica cidade-balneario de Karlovy Vary.

A cidade é considerada um fiel reflexo de esplendor termal e possui mais de um século (era lá que se ficavam as casas reais, estadistas e notáveis da época). Está situada numa romântica paisagem montanhosa, com numerosos caminhos florestais... Um passeio que nos aconselharam a fazer!



Entre Praga e Viena daremos uma paradinha em...

*BRATISLAVA
Bratislava, capital da Eslovaquia (antiga Presburgo e uma das cidades do Imperio Austro-húngaro). Possui bares e cafés que são charmosos e atraentes...

Chegando... PARTE 4

VIENA
Descobrir os edifícios da Avenida Ringstrasse: Palacio de Hofburg, Ajuntamento, Catedral de
San Esteban, Opera, Igreja Votiva, Museu de Bellas Artes, Universidade,a Bolsa, etc. Visitar o Palácio de Schönbrunne e conhecer e o interior da famosa e majestosa Opera de Viena. Finalizar o dia no Bairro do Prater e admirar sua famosa
Noria. Depois tomar um vinho a beira do rio...

BUDAPESTE
Começar nossa visita à cidade, pelas margens do Danúbio...

E se der... um pequeno tour ao pitoresco povoado de San Andrés...

domingo, 11 de abril de 2010

IDÉIAS E LUGARES

Ao planejar uma viagem... idéias e lugares vão surgindo! Estudando os caminhos, vamos sabendo por onde passaremos e o que poderemos tirar de proveito dos lugares...



Chegando... PARTE 1
AMATERDAM

Passear pelo Red Light District
Yeah, passear, a pé, tranquilamente e ver de 'relance' as famosas garotas na vitrine. No início é constrangedor... Eu não entendo porque só meninas... podia ter uns homens performáticos também. O mundo não é sempre justo, penso eu.

Museu Anne Frank
Eu li o livro O Diário de Anne Frank quando tinha 15 anos, lembro que chorava a cântaros a cada página lida... é realmente tocante e louco pensar que estarei no lugar onde todo aquele horror psicológico (e mais tarde, físico) se passou! Quero muito ir ao museu que fica na própria casa onde se escondeu Anne Franke e sua família (A menina, judia, escreveu o diário enquanto se escondia durante a ocupação nazista da Holanda, antes de serem denunciados e capturados). A história teve um fim trágico: Anne Frank morreu com apenas 15 anos em um campo de concentração, poucos meses antes da guerra terminar e o campo dela ser liberado. Somente o pai sobreviveu, foi ele quem publicou o diário que ganhou fama internacional.

Nemo
Depois da visita ao museu de Anne Frank, acho que é uma boa relaxar um pouco a tensão no NEMO, um museu de ciências prático. A ideia é experimentar e mexer, descobrir, aprender fuçando, exatamente o princípio da ciência.

Zoológico Artis
O Artis na verdade é uma espécie de parque, no coração de Amsterdam, que contém além do Jardim Zoológico, um planetário, um aquário e dois museus: geológico e zoológico. Uau!!! é muiiita coisa para ver! Dizem que é preciso quase o dia inteiro... mas um dia é muito para se dedicar a um só lugar quando a estadia é curta, então o melhor é ir cedo, almoçar por lá e depois curtir o resto da tarde em outras paragens. Quem sabe visitar o Museu do Sexo e... se der tempo... visitar a biblioteca... e tomar um café por lá.

Saindo de Amsterdam com destino a Belim, passaremos em alguns lugares interessantes (The Afsluitdijk¹!!! Oba!!!)... alguns pararemos, outros veremos pela janela, mas muitos merecem ser registrados pelas lentes da máquina fotográfica.
¹ Dique imenso que, por cima, passa uma auto-estrada...

*GRONINGEN

Um dos lugares que passaremos no caminho de Hamburgo é Groningen, ainda na Holanda, a cidade é famosa por ser um centro universitário (um terço da população, do total de 180 mil habitantes). Então, acho que seria bom dar uma breve passeada pelo Groningen Centre...

Entre Groningen e Bremem... Oldenburg

*OLDENBURG
Está situada em uma região Universitária... e A Universidade de Oldenburg é muito prestigiada. Passeando por lá, vale a pena um clic no Castelo de Oldenburg, que é atualmente um museu e juntamente com o Jardim Botânico são os maiores pontos de interesse na cidade.

*BREMEM

É uma das mais importantes cidades do norte da Alemanha. A cidade medieval é um ponto de interesse para os viajantes interessados em história, tendo entre seus pontos turísticos mais representativos a Rathaus (prefeitura), construída entre 1405 e 1410 e considerada um dos principais exemplares da arquitetura gótica. Não dá para sair de lá sem ter visitando o bairro Schnoor, considerado um dos lugares mais bonitos da região; as suas ruas estreitas, casas de alta e luz fraca, faz de Schnoor um lugar fantasticamente lindo e romântico.

Chegando...
HAMBURGO

É a segunda maior cidade da Alemanha, famosa por seu porto, bem como a sua cultura liberal e tolerante.

Tour nas margens do rio Elba
Começar passeando pelas margens do rio Elba, que banha a cidade e dá um caráter boêmio a Hamburgo, com sua extensa rede de canais e mais de 2 mil pontes depois seguir para a Região portuária: local de bons restaurantes.

Reeperbahn
Não dá para perder a Reeperbahn à noite com seus clubes e cassinos. Hamburgo também é popular pelos seus muitos musicais, quem sabe daremos sorte quando passarmos por lá...

De Hamburgo... direto para Berlim


Chegando... PARTE 2
BERLIM

Comer Wurst mit Senf (salsicha com mostarda, vem no pão) e cerveja na Alexanderplatz.

East Side Gallery.
É um pedação do muro de Berlin que continua lá e hoje serve de galeria de pinturas feitas por vários artistas.

Museuminsel
Muitos Museus!!!
Sempre... sempre... Considero o meu encontro pessoal com as obras de arte que povoaram meu imaginário, desde pequena, quando abria meus livros de Ciências (História e Geografia), uma dádiva! Eu penso: Que sorte a minha...
Então, passear na Ilha dos Museus pode ser a melhor pedida para ver, concentradas, as centenas de peças de arte que fazem parte do património artístico do país.

A ilha dos museus é um Patrimônio da Humanidade, tombado pela UNESCO. O mais famoso deles é o Pergamo, cuja atração principal é a entrada de um templo da antiguidade grega clássica, na cidade-estado de Pergamo. Também podemos ver a entrada do mercado da cidade-estado e o portal de Ishtar, um dos portões internos da Babilônia.


Um roteiro para se fazer a pé (achei em algum canto da internet, não lembro onde... mais achei que seria interessante tentar)... com muita calma, por três dias, sempre retomando o ponto deixado no dia anterior (de preferência marcar pontos perto do metrô).

sexta-feira, 26 de março de 2010

Transitando...

Hoje acordei pensando: Gosto de simplesmente ir...

Planejar... pesquisar... e ir... este é o momento que faz com que eu sinta que a minha vida é especial!

Sagitariana de alma e coração... tenho sol e ascendente em Sagitário... então, é preciso que me sinta livre... mais que isso, sinto uma necessidade de procurar coisas novas, de sempre manter ativo o meu espírito aventureiro e minha vontade de aprender. Acho que é por isso que gosto tanto de viajar, pois por mais que se planeje, ou que se pesquise sobre o lugar que se quer conhecer, chegando lá, sempre vou ser surpreendida. Então, ir, simplesmente sentir a liberdade de ir, é bom demais!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Mudanças nos planos...

A primeira ideia era começar por Zurique... mas começaremos por Amsterdam, então o roteiro ficou assim: Chegada em Amsterdam, depois seguiremos para Berlim... talvez com um pit stop em Hamburgo... Há também a opção, não muito atraente, de seguirmos até Hannover... De Berlim iremos para Praga, em seguida para Viena e Budapeste. Por fim iremos para Zurique... de lá, pensamos, a depender da grana restante... uma visita sem compromisso a Itália.

Andamos pensando em fazer o trecho Amsterdam-Praga de carro, ideia que me agradou 'de monte', pois já tem um tempo que eu gostaria de passear pela Alemanha... pois é bonita demais a paisagem por lá... De Praga seguiremos de ônibus... e depois de avião para Zurich, deixando a Itália para fazermos de trem. Me agrada também essa troca de transportes, pois dá para se ter uma noção mais ampla no caso do planejamento de uma nova viagem.

HAMBURGO

Como surgiu a ideia de uma parada estratégica em Hamburgo, andei pesquisando o que seria bom visitar no pouco tempo que passaríamos por lá... e uma das opções, sem dúvida, é o Miniatur Wunderland... De resto é o de sempre em qualquer cidade Europeia: Catedrais e Igrejas (MICHALISKIRCHE), praças (RATHAUSMARKT) e monumentos (RATHAUS)...

Se houver tempo poderemos visitar outros pontos turísticos que também se destacam: o Alter Botanischer Garten - o jardim botânico da cidade, e o Bismarck-Denkmal - o Memorial Bismark. Além deles, seria interessante ver o Erotic Art Museum (que possui em seu acervo artigos eróticos desde 1520) e a estrutura em aço e vidro do Hauptbahnhof.

HANNOVER

Outra opção seria passar por Hannover. A cidade, assim como Hamburgo, foi sede da Copa do Mundo da Alemanha de 2006. Seus principais pontos turísticos são: a praça Marktplatz (1439 a 1455), uma importante construção gótica: a igreja do mercado Marktkirche, e ainda o relógio Kröpcke. Ainda vale a pena visitar o centro histórico Alstadt, com casas da época da Segunda Guerra Mundial, e o Lago artificial Maschsee.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

VIAGEM 2010 _ Projeto

O projeto para a nova viagem está em andamento:

A primeira parada será em Zurich, depois seguiremos para Viena, Praga, Budapeste, Berlim... por fim chegaremos a Amsterdam.

ZURICH
Esse é um lugar que sempre vou querer voltar. Tem dois lugares o mundo que moraria feliz, um é Salvador (amo demais essa cidade... pena que o destino me fez mudar de lá), outro é Zurich, não sei bem, mas sempre tive a impressão que eu ficaria bem por lá...

Zurich, por sua posição central no mapa da Europa, é sempre um bom lugar de partida para o resto do continente, isso sem contar que a Suíça é linda!!! Passear de trem pelo país é encantador... Prefiro ir no outono, quando o frio ainda não tomou conta e o verde está esmarecendo... a paisagem se transforma, tingindo-se aos poucos de um verde amarelado, evoluindo para o laranja avermelhado... tendendo a permanecer no amarelo alaranjado, esses tons outonais me parecem perfeitos para minha palheta de cores. As montanhas que vão surgindo constantemente nas janelas são convidativas... com seus cumes branquinhos em boa parte dos Alpes... e seus teleférico são, sem dúvida, uma tentação. Pena mesmo é que seja tão caro, por isso é bom buscar as alternativas viáveis aos bolsos menos abastados... uma delas é comprar, ainda aqui no Brasil o Suiss Pass (já falei sobre ele aqui no blog), pois além de possibilitar o trânsito por toda rede ferroviária do país, permite também ao usuário passeios de barcos e descontos consideráveis para subir as montanhas.

VIENA
Sempre quis conhecer Viena... desde que assisti ao filme Antes do Amanhecer... é, eu já fui romântica um dia! O desejo de conhecer Viena é o meu último resquício dessa minha fase...


PRAGA
Minha prima Cris esteve lá recentemente... e reportou que gente por lá é uma 'praga'. Trocadilho a parte, o que acontece é que Praga "bombou"! A cidade está no roteiro de muiiiitos viajantes, muitos mesmo! Depois da abertura pós-comunismo está sempre cheia, tem lugares que parecem um formigueiro (dá até para perceber pelo Google), mas isso não tira o brilho do lugar.

É claro que a escolha de ir em Outubro pode ajudar, pois não é um mês muito concorrido e apreciado pelos turistas... então, espero sinceramente que possamos transitar pela ponte Carlos (Karlúv Most) sem ser atropelada por outros andarilhos.

BUDAPESTE
Será que encontrarei Chico por lá??? Ops!!! É sempre bom sonhar. O livro não é de fácil digestão, mas desperta um desejo inconsciente de passear pelas ruas de Budapeste... Bom, agora esse desejo veio a tona, emergiu e se tornou uma emergência... Quero muito conhecer, mais Peste do que Buda, e em seus entre- lugares... locais onde não se sabe se pertence a uma ou a outra (suas pontes)... tirar fotos, muitas fotos das duas cidades que se tornaram uma.


BERLIM
Berlim... toda história... toda a história...

Sabe esses lugares que você não sabe se quer conhecer? Pois é... Eu tinha essa sensação em relação a Berlim, simplesmente de não saber: De não saber se queria ir... de não saber se queria ver (ou até mesmo sentir) o lugar que foi palco principal de uma história, que não se quer esquecida, mas acima de tudo não se quer existida... Mas andei pesquisando e re-pensando... lá tem coisas que gostaria de ver sim, tem lugares que gostaria de ir, e tem um povo que eu gostaria de conhecer (ou pelo menos sabê-lo). É muita história amarga e ... faltam palavras para descrever, mas é também muita transformação e superação. Então, aqui está Berlim em nosso roteiro... e o desejo que me surpreenda mais ainda do quanto eu espero.

AMSTERDAM
Revê nossos amigos, curtir a noite de Amsterdam e passear pelos museus que não deu para conhecer da vez passada... a verdade é que ficou um desejo de quero mais, pois em nossa estadia na Holanda no ano passado, conhecemos muito o interior e pouco a capital... então será bom demais voltar.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Muito tempo depois...

Novo Ano, novas programações...
Estou pensando em viajar outra vez esse ano, mas ainda não sei bem qual o destino. A última viagem foi quase que um retorno, pois tirando a Holanda, já conhecia os lugares por onde passei, detalhe que acabou por gerar sentimentos conflitantes... adorei revê lugares e ter tempo de conhecer mais cidades como Paris (que sempre será bom retornar) e Londres, mas ao mesmo tempo sinto que poderia ter me aventurado mais, conhecido lugares diferentes... e isso me deixa com um pontinha de culpa, principalmente se penso que cada viagem poderá ser a última (quem sabe o dia de amanhã?). Bom, fatalidades a parte, é isso! Então, ando pensando que a próxima viagem poderá ser para lugares realmente estranhos a minha pessoa... Viena, Praga... são cidades interessantes, que valem a pena. Começarei a estudar as possibilidades...