segunda-feira, 29 de junho de 2009

FAZENDO AS MALAS – P. 1


Bom, andei pensando sobre o que escrever, já que esse momento, ou melhor, entre-momentos, é de espera... Os detalhes da viagem já estão acertados, o que é muito bom, pois uma viagem planejada tem menores possibilidades de desacertos; passagens (ida e volta + transfers internos) compradas, hotéis (Paris e Londres) reservados e pagos, alguns passeios adquiridos pela Internet, pois compras online pode possibilitar bons descontos (Show, London Eye, Museu de Cera) e os amigos já foram contatados e estão no aguardo de nossa chegada em Amsterdam e em Zurich... Então, fiquei pensando qual poderia ser o próximo passo.

Pode parecer prematuro, já que ainda temos mais de um mês até a data da viagem, mas não custa ser prevenida... então decidi falar das MALAS. A grande dúvida consiste em: o que levar???

Antes de entrar, propriamente do que colocar na mala, devemos pensar na própria mala... e a escolha da bagagem é fundamental para se evitar transtornos: ela deve ser leve (para não influenciar muito no peso total), durável (deve aguentar os descasos dos carregadores dos aeroportos) e ter um bom sistema de fechamento (aconselho cadeado de segredo – para facilitar sua vida se for preciso abrir na aduana, para não correr o risco de perder a chave e também para prevenir roubos).

No nosso caso, que além de avião, transitaremos de trem, o tamanho da bagagem é fundamental, pois é preciso que seja fácil de transportar (com rodas reforçadas) e também seja fácil de erguer (para ser colocada no compartimento de carga), uma mala grande e pesada dificulta... lembre-se que neste caso é sempre o dono que a manuseia. Mesmo só viajando de avião, eu prefiro dividir meus pertences em duas bagagens: a de despachar e a de mão, sendo uma mala e uma sacola. Assim, a mala nunca será a grande e, dependendo da quantidade de dias ou da temperatura local, escolho entre a pequena ou a média. A sacola deve ser de um tamanho que possa ser aclopada na mala na hora de carregar para aproveitar suas rodinhas e ao mesmo tempo o conjunto possa ser puxado por uma única mão... deixando a outra livre para segurar/manusear a bolsa. Se achar necessário levar uma outra bagagem, certifique-se que também tenha rodas (para a outra mão conseguir dar conta!). Viajantes veteranos sempre diminuem o que levam, conforme ficam mais experientes... Eu nunca levo mais que uma mala e a sacola de mão, mas sempre coloco uma sacola extra na minha mala, pois na volta, com roupas sujas e compras, a tendência é precisar dela.


Após decidida as malas... pensa-se no que colocar dentro. As primeiras perguntas a ser respondida é quantos dias durará a viagem, para onde ir e como estará o tempo. Há coisas que se deve levar sempre, independente da situação: roupas íntimas, roupas de dormir, calça jeans, blusa/camiseta de malha e tênis (ou um sapato baixo e confortável que o substitua), as outras peças vão depender das respostas as questões anterior. Eu sempre deixo para comprar no destino meus ‘artefatos’ de higiene pessoal, com exceção da escova e de um pequeno tubo de pasta de dentes. Até mesmo porque adoro uma incursão nos supermercados locais, eu a considero como o meu primeiro passeio... no destino eu compro shampoo, cremes, sabonetes, absorventes, etc., principalmente se for na Europa... não vejo sentido levar daqui.

AS ROUPAS

Iremos andar muito... nosso roteiro prevê que sairemos pela manhã e só voltaremos ao hotel a noite, então nossa mala deve estar 'recheiada' de roupas e sapatos confortáveis. O tempo na maior parte da Europa em Agosto é agradável, em torno de 22ºC durante o dia, mas chove muito também, é bom estarmos preparadas. Na escolha de nossas roupas para levar deve prevalecer roupas leves e que não amassam e um casaco/jaqueta...

As roupas não devem ser escolhidas aleatoriamente (só porque se gosta delas), deve-se sempre ter em mente uma paleta de cores, para que as mesmas possam combinar entre si. Eu sempre começo com o azul (por causa do jeans) e o preto (pois sempre levo uma calça preta na mala, bom... as vezes duas), depois escolho quatro blusas que ficam bem com as duas calças, é o básico para um fim de semana. Se for passar mais que 3 dias (até 6 dias) escolho mais duas cores de calça/saia e faço o processo anterior para as blusas/camisetas, depois disso, acrescenta-se a cada dois dias de estadia mais uma peça de calça/saia/short/bermuda (sendo que a cada peça de baixo, soma-se duas peças superiores, pois as blusas sempre sujam mais rápido). Eu não uso vestidos, mas esses devem ser contados como uma roupa/dia... dois vestidos equivalem a uma calça e duas blusas. Porém a mala nunca é feita para mais de 10 dias. Estadia longa possibilita levar as roupas para lavar em uma lavanderia.

Acrescento na mala uma roupa mais arrumada para sair a noite (sem muita preocupação de combinação com as outras peças, ou duas se a viagem for mais formal), um conjunto de calça/blusa de malha para ficar a vontade em casa/quarto e um casaquinho (o teor de quanto ele aquece depende do tempo/lugar), pois sempre a noite é mais fria ou pode surgir um programa para ir ao cinema (Eu adoro!!!) e é bom estar prevenida. Para as roupas de baixo sempre conto 3 calcinhas por 2 dias e um sutiã a cada dois, (então para uma viagem nunca levo mais de 15 calcinhas e 5 sutiãs). Levo também uma roupa para dormir a cada 3 dias (2 pijamas e 1 camisola).

MALA BÁSICA (Fim de semana)

1 Calça jeans/azul + 2 camisetas/camisas de malha
1 Calça/saia preta + 2 camisetas/camisa de tecido
1 Roupa para sair a noite
1 Roupa para ficar em casa
1 Casaco
3 Calcinhas
1 Sutiã
1 Roupa para dormir

MALA PARA MAIS DE 3 DIAS

1 Mala básica
1 Calça/saia/short/bermuda (outra cor)+ 2 camisas - a cada 2 dias
3 Calcinhas - a cada 2 dias
1 Sutiã - a cada 2 dias
1 Roupa para dormir - a cada 3 dias
1 Roupa para sair a noite (se a programação for mais formal)

Obs 1. Se o destino for cidades praianas, a terceira bagagem se faz necessária. Nela leva-se os ‘apetrechos’ praianos: biquínis, shorts e saídas de praia, chapéus/bonés, etc.

Obs 2. Se o destino for lugares frios, a terceira bagagem também se faz necessária. Nela se leva os agasalhos, jaquetas e pulôveres. O casaco mais quente/pesado, leva-se na mão.

A MALA BÁSICA

sábado, 27 de junho de 2009

Recrutando integrantes para uma próxima viagem...



As amigas lêem o Blog e reclamam que, com as meninas super poderesas (nossos Avatares), não deixamos muito espaço para elas integrarem o grupo, então, para atendê-las e pensando em uma próxima viagem...


Começamos nossa jornada como ‘As três mosqueteiras”, mas não era apropriado. Buscando uma alternativa, nos deparamos com as Meninas Super Poderosas... e, convenhamos, suas personalidades encaixavam direitinho...

DENE Florzinha...
Florzinha é a líder das Meninas Super Poderosas com uma perfeita combinação de inteligência, beleza e força! O trabalho dela é fazer com que as meninas estejam sempre preparadas para lutar contra o mal, e manter a verdade e a justiça.

Personalidade: Confidente, orgulhosa, batalhadora e egoísta.
Posição: Líder do Trio (Leader of the Powerpuff Girls)

LANA Lindinha
A melhor palavra para descrever Lindinha é... bem... lindinha. Ela é a mais sensível, e é ela quem carrega a alma das Meninas Super Poderosas. Borboletas são as coisas mais lindas e fofas para ela, se bem que quase tudo que ela vê, é fofo para ela. Mas tome muito cuidado, esse anjinho de cabelos dourados pode ser bem perigoso!

Personalidade: Doce, sensível, corajosa (mas tem medo do escuro), inocente, observadora.
Posição: A mais calminha do trio (Baby of the Powerpuff Girls)

RITA Docinho
Ela tem a atitude de uma Menina Super Poderosa. Ela só quer saber de ser a mais forte do mundo, e a pior coisa para ela é ter que usar vestido, pois gosta de estar preparada para a luta. Docinho gosta de bater primeiro e perguntar depois... ou melhor ainda... deixar que Florzinha tome conta do interrogatório.

Personalidade: Agressiva, tem bom-senso, forte porém esconde seu lado sensível.
Posição: A " lutadora " do trio (Toughest of the Powerpuff Girls)

Assim, ainda seremos The Powerpuffs... com novas integrantes teremos que mudar... mas só para uma próxima viagem...

Quanto uma nova programação de viagem não começa... a turma só cresce...

Obs.
As bonequinhas Avatares foram 'elaboradas' no site Plushpoison.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

10 programas para se fazer em...


AMSTERDAM

1. NAVEGAR PELOS CANAIS
2. PERAMBULAR DURANTE PELO MENOS 3 HORAS NO MUSEU DO VAN GOGH
3. PASSEAR NO PARQUE VONDELPARK
4. CONHECER O RED LIGHT DISTRICT
5. TIRAR FOTOS JUNTO A ESCULTURA DA FRASE “I AMSTERDAM”
6. COMER UMA APPELGEBAK MET SLAGROOM (Torta de maçã com chantili) E TOMAR UM CAFÉ NO OVIDIUS
7. VISITAR OS MUSEUS STEDELIJL E RIJKSMUSEUM
8. IR AO ZOOLÓGICO ARTIS
9. PASSEAR A PÉ PELO CENTRO DA CIDADE
10. PEDIR O QUE MAIS TE AGRADAR EM UM DOS FAMOSOS COFFEESHOPS


ZURICH

1. PASSEAR A PÉ NA CIDADE VELHA
2. TOMAR CAFÉ NO CAFÉ ODEON NO BELLEVUE
3. TOMAR CHOCOLATE NA SPRÜNGLI
4. IR AO ZOOLÓGICO VER A CAMINHADA DOS PINGÜINS
5. TOMAR SOL NO LAGO
6. PASSEAR DE BARCO NO LAGO
7. FAZER COMPRAS NA BAHNFOHSTRASSE (Mesmo que seja apenas um cartão postal)
8. CONHECER A SEDE DA FIFA
9. CONHECER A IGREJA GROSSMÜNSTER
10. SUBIR O BONDE NA SEILBHAN PARA TIRAR FOTOS DA CIDADE+RIO+LAGO



MILÃO

1. VISITAR O DUOMO, CONSIDERADA UMA DAS CATEDRAIS MAIS BONITAS DA EUROPA
2. VISITAR A IGREJA SANTA MARIA DELLE GRAZIE PARA VER A ÚLTIMA CEIA, DE DA VINCI (RESERVAR É FUNDAMENTAL). € 8.
3. PERAMBULAR PELA QUADRILÁTERO DE OURO
4. COMPRAR UM ÓCULOS DE DESIGNER ITALIANO
5. ANDAR (MAS NÃO COMPRAR) NA GELLERIA VITTORIO EMANUELE
6. PASSEAR NO CASTELLO SFORZESCO
7. COMER NO Latin Quarter
8. IR À PINACOTECA AMBROSIANA
9. VISITAR SAN SATIRO
10. NÃO SE DEIXAR ROUBAR...

terça-feira, 23 de junho de 2009

Passes Europeus 2

Resolvemos a questão dos passes. Um alívio!!!

Compramos e reservamos nossos assentos; a garantia de viajarmos nos trens que queríamos nos deixa tranquilas para pensar em outros detalhes.

A escolha por resolver esses detalhes ainda no Brasil tem dois motivos: o primeiro, como mencionado em post anterior, tem relação com a economia, pois iremos usar muitos trens... o segundo, e determinante, tem relação com o crédito, pois compramos adiantando 30% do valor e o restante dividimos em duas vezes no cartão (só é preciso observar a data de pagamento), e só aqui para ter essa facilidade...

A compra foi efetuada na Agência CI – Central de Intercâmbio, por ser umas das indicadas no site da Eurail Pass (www.eurailpass.com/) e por responder-nos prontamente a solicitação feita por e-mail; gostamos muito da eficiência do Fábio, o nosso atendente. Ele resolveu em poucas horas o que as outras agências não conseguiram. Informações sobre nossos passes foram solicitadas em pelo menos mais 3 agências de turismo. Decidimos pelo Benelux-Germany (na 1ª. Classe e fizemos reserva no trem noturno, direto Amsterdam- Zurich) e pelo Swiss Pass (na 2ª. Classe e fizemos a reserva no trem cênico Bernina).

O Bernina é um trem panorâmico, no percurso turístico Chur-Lugano, sendo que o último trecho Tirano-Lugano é feito em um ônibus também panorâmico (este trecho funciona somente no verão, então, teremos essa sorte, pois será interessante conhecer Lugano antes de seguir viagem para Milano).

O site do Eurail (http://portugues.eurail.com/enpt/eurail-scenic-bernina-express) informa que o Bernina Express oferece vistas impressionantes a partir de belos vagões panorâmicos nas 1ª e 2ª classes e que o trem sobe 2253m sem auxílio de um mecanismo de engrenagem de cremalheira. A viagem inteira é narrada. No verão, um ônibus opcional conecta Tirano (Itália) a Lugano.

Segundo o site Swissinfo (http://www.swissinfo.ch) Lugano é a maior cidade do cantão de Ticino, na fronteira com a Itália. No verão seu clima é ameno e suas ruas enchem-se de turistas e devido sua vizinhança com Itália, Lugano absorveu seus vinhos, arquitetura e o jeitão expansivo do povo, descontração que lhe rendeu a alforria da metódica precisão suíça, detalhes que a torna sedutora aos nossos olhos. Iremos lá conferir...

Com os passes resolvidos, pensaremos somente nas atrações que queremos visitar/curtir nas cidades que passaremos. Como já existe um roteiro dia-a-dia para Paris e Londres, essas cidades não serão problemas. Mas na Holanda/Bélgica/Alemanha teremos que conciliar nossas incursões ao passe comprado: ele vale 5 dias corridos, então nos primeiros dias deveremos nos ater na cidade onde ficaremos hospedadas, Noord-Scharwoude, e em Amsterdam, pois é pertinho e os trens não são caros (45 minutos de trem, custa em torno de 13 euros ida e volta). Depois de validado o passe, teremos 4 dias para passearmos nas cidades holandesas de Volendam e Roterdam, e nas Belgas de Brugges e Antuerpia. Como não temos muito tempo em cada uma delas, a idéia é selecionar o que há de mais interessante para visitarmos. O último dia do passe fica reservado para a viagem para Zurich... pena que transitaremos pela Alemanha dormindo...

domingo, 21 de junho de 2009

DIÁRIO DE BORDO _ Portugal Parte2


Nosso passeio por Lisboa começou na Praça do Comércio, atravessamos o Arco e adentramos a Rua Augusta, que na verdade é um grande calçadão com lojas e restaurantes. Passeamos na região da Estação do Rossio, seguimos da Praça D. Pedro IV, passando pela Avenida da Liberdade, até a Praça Marquês de Pombal, é um passeio gostoso de se fazer a pé.










Todo o dia foi dedicado a simplesmente andar pela região do Baixio, nas ruas adjacentes a Rua Augusta. Retornamos para a Praça do Comércio para almoçar no Martino, um restaurante turístico, muito tradicional, mas que serve um Bacalhau sem defeitos, fomos lá outra vez. Também jantamos em restaurante agradável na Região.

Nos dias seguintes, visitamos a parte ‘hi-tec’ de Lisboa... O Parque das Nações. Lá, passeamos no teleférico, visitamos o aquário, compramos no Shopping Vasco da Gama e andamos pela ‘orla’.

Passeamos pela ‘cidade alta’ lisboeta... o Bairro Alto, lugar super-agradável para sentar em seus cafés antigos, bisbilhotar os sebos/livrarias, visitar a casa de Fernando Pessoa... um dia inteiro por lá não basta.




Visitamos também o Mosteiro dos Jerônimos... é lindo!!! Ficamos por lá um tempo admirando a sua fachada... passeamos na feirinha que acontecia na praça em frente e depois fomos conhecer a Torre de Belém, comer pasteis... fotografar o Monumento dos descobridores...


Se come muito bem em Lisboa, mas além do Bacalhau, destaca-se os frutos do mar... principalmente o polvo e as gambas. É fantástico comer no Largo do Rato... Nestas jornadas gastronômicas bebemos, juntas, pelo menos duas garrafas de vinho por noite... ajuda a relaxar e um vinho sempre cai bem... é sempre bom para acompanhar um bom prato.

Fizemos também um pequeno Tour pelo sul português... fomos ‘abaixo Tejo’... conhecemos Albufeira, Faro, Lago, Mértola, Évora... Também subimos um pouco ‘arriba Tejo’ e conhecemos Coimbra e Porto...

Ficou uma vontade de voltar com mais calma...

sábado, 20 de junho de 2009

DIÁRIO DE BORDO _ Portugal Parte1

Viajar por Portugal...


Só posso começar dizendo: FOI MUITO BOM!!!

Um dos problemas de se ter preconceito enrustido é que de uma maneira ou outra ele um dia acaba te encontrando e te encarando em uma nova situação na qual vai ser preciso reavaliá-lo...

Não foi diferente comigo. Sempre que eu decidia viajar, descartava Portugal do meu roteiro, pois pensava que, se eu ia para a Europa, não ia perder meu tempo com um lugar, que de certa forma, me era muito próximo... eu queria conhecer coisas novas ou revê cidades que poderiam me oferecer, mesmo que voltando lá, possibilidades totalmente estrangeiras ao meu universo cotidiano. E Portugal era, e é ainda, sem dúvida, um lugar familiar... Familiar pelos anos de estudos de sua História e Literatura, compartilhadas com as nossas próprias História e Literatura Brasileiras. Eu pensava no país como um lugar comum. Hoje percebo essa forma de pensar como preconceito... antes não sabia que era assim...

A minha idéia de Portugal começou a mudar quando, eu e as meninas decidimos viajar em férias...

Marcamos um encontro para amadurecer a idéia... a primeira sugestão, já que estávamos numa mesa de bar (ou foi tomando vinho na casa de Dene... não me lembro bem), foi de fazer um passeio etílico... ir para as Serras Gaúchas para degustarmos os vinhos in loco. Tomada a decisão de que iríamos viajar mesmo, o próximo passo seria o de cotar preços. Em um outro encontro, após as pesquisas dos valores, surgiu a idéia de irmos para a Argentina, pois ainda seria nosso passeio ‘etílico’, ou seja, degustaríamos os tão sonhados vinhos e os preços das passagens, conforme vários anúncios, estavam em promoção... ok, cotaríamos e depois resolveríamos, a depender dos valores se valeria mais a pena ir para Buenos Aires... – Por que não??? nos perguntávamos... Após as pesquisas, constatamos que os valores de passagens + hotel, caberia em nosso orçamento... precisávamos de mais uma reunião para decidir nosso itinerário... Só que nesta reunião, tudo mudou...

Com os prospectos de viagem da CVC em mãos... surge um anuncio: LISBOA!!! O valor estava com uma diferença aceitável... (de 100 euros mais ou menos) dos valores que cotamos para Buenos Aires... e de uma maneira ou de outra, era Europa... então tá... continuaria um passeio ‘etílico’, não??? De vinhos nacionais... passamos para vinhos argentinos... e por fim, chegamos aos vinhos portugueses... portanto estávamos satisfetas!!! IRÍAMOS PARA PORTUGAL...

Decidimos... viajaríamos as três... naquele momento “as mosqueteiras”... agora era hora de começarmos nossos preparativos e eu, adpta do Google como sou, fui pesquisar nossas novas possibilidades... por onde andar... o que ver...

Foi com as pesquisas que eu realmente fiquei feliz e empolgada com a viagem... Portugal passou a representar para mim um lugar interessante, cheio de história e ao mesmo tempo renovado, construtor de uma nova fase “socio-tecno-cultural”. Nossas férias de 10 dias seriam somente em Portugal, e eu estava começando a pensar que talvez valesse a pena ir somente para lá...

E valeu...

As Barbie Girls
Chegamos à Lisboa depois da cantoria...







Já no Aeroporto percebemos que fizemos a escolha certa... Quando saímos da sala de desembarque, as 5h da manhã e pegamos o taxi...



UAU!!! O Taxista era Lindo!!! E o carro??? Uau de novo!!! Um Mercedes lindo com bancos de couro, tv/som, espaçoso... quase não deu para se interessar pela vista lá fora... mas, fazendo um sacrifício, passei a olhar ao redor e o que vi não me decepcionou...

O hotel ficava apenas 5 minutos do Aeroporto (que pena!), super confortável, com um café da manhã muito bom, mas um pouco longe do centro e o metrô mais próximo (na praça de Espanha) ficava a uns 900mts... nada trágico para quem está de férias e tudo é curtição...
Deixamos a bagagem e fomos nos aventurar pelas ruas de Lisboa, nosso primeiro destino: a Praça do Comércio!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Passes Europeus

Não posso negar... está sendo um estresse comprar os trens para nos locomovermos na Europa...

A indecisão começa quando, não sabemos realmente o que vale mais a pena: comprar os bilhetes separados ou um passe... e essa decisão depende diretamente de quantos trajetos se pretende fazer e quão longos eles são, pois se a intenção é se deslocar pouco, o passe ficará muito dispendioso, mas se a viagem abranger vários lugares, é bom começar a pensar na possibilidade de comprar um passe. Vale a pena ressaltar que a compra do passe só pode ser feita por aqui, não há como comprar na Europa, então é uma decisão que deve ser tomada antes da viagem.

Decidido que é realmente vantajoso a compra do passe, outro dilema se coloca: Qual deles? Aí é que tudo se complica...

A primeira coisa a se considerar na escolha do passe: a viagem vai ser feita por uma ou mais pessoa? Um único passageiro, com certeza saíra mais caro que se forem mais... 2 ou mais viajantes tem direito a uma redução de 15% do valor do passe... ÓTIMO!!! Boas notícias... e a má? É que obrigatoriamente eles tem que estar sempre juntos... então, nada de brigar com seu companheiro de viagem, nem se rebelar e querer ficar mais tempo em algum lugar e querer encontrar com ele mais adiante... a segunda é quantos países se pretende visitar... quanto mais países em menos dias, mais barato, só que mais cansativo...

Viajaremos em 3, então, por uma questão de economia, o mais lógico é comprar o passe que nos dará direito a esse desconto... 15% é muito... ainda mais que estamos falando de euros... o montante economizado dá uma boa farra, noites em albergues e/ou refeições extras... Já acertado que faremos TUDO juntas... que não há europeu que nos separe... então partimos para a compra...

No ato da compra, outra coisa a se considerar: a viagem vai ser corrida, ou vai acontecer ‘breaks’ ? se for corrida o passe pode ser normal, que é mais barato... se não, a opção é comprar o flex, pois permite uma maior maleabilidade nos trajetos, possibilitando que se passe mais dias em um mesmo lugar sem que com isso se perca os mesmos dias de validade do passe. Alem disso, tem-se que se decidir a respeito da classe que se quer viajar. A primeira classe te permite viajar com mais conforto em poltronas mais largas, muito parecidas com as dos ônibus leitos, a segunda seria como viajar nas poltronas do ônibus executivo... a diferença do conforto se reflete nos valores... então é algo a se pensar... se pretende fazer a maior parte das viagens a noite e dormir no trem para economizar tempo, então seria melhor considerar o conforto, pois uma boa noite de sono te deixa com mais energia para enfrentar o outro dia, considere que o valor agregado pode ser justamente os valores de uma noite em uma pousada...

A nossa tedência é por decidir comprar trechos corridos, mas em dois passes separados. O primeiro passe é o Benelux-Germany de 5 dias em 1 mês, pois passaremos uma semana na Holanda e de lá, passado o primeiro dia que nos dedicaremos integralmente aos nossos amigos que lá vivem, poderemos ir até a Bélgica, pois queremos conhecer Brugges. Nos primeiros dias queremos ficar um pouco em Amsterdam, nos outros dias, além de Brigges queremos transitar pelas cidades mais interessantes da Holanda, e no fim iremos atravessar a Alemanha rumo a Suíça. O segundo passe é justamente o Swiss Pass. É um passe de valor mais elevado, mas que tem uma grande vantagem: todos os transportes públicos (geridos pelo governo) estão incluídos nele, inclusive os urbanos, isto não acontece com nenhum outro... e quem já esteve lá sabe o quanto transitar nas cidades pode sair caro... Esse é um passe que vale a pena para quem quer como nós, realmente, conhecer a Suíça... como as cidades são muito próximas umas das outras, dá para sair, por exemplo, de Zurich pela manhã, passear em Luzerna, continuar até Interlaken, subir um dos teleféricos (com 50% de desconto) e seguir para curtir a noite em Berna... e no outro dia escolher um novo roteiro e recomeçar... e assim passear conhecendo todo o País. Como passaremos 8 dias por lá, escolhemos o passe de 8 dias em 8 dias...

Decidir tudo democraticamente não é fácil, pois estudamos umas 10 possibilidades até a chegar a um consenso final... chegado a um denominador comum entre benefício/custo, agora é hora de efetivar a compra... e é nesse estágio que nos encontramos hoje... e a próxima dúvida é: comprar em uma agência ou tentar enfrentar um site? Bom, por uma questão de comodidade e segurança, pois por mais que me digam que é seguro, eu odeio digitar os números do meu cartão de crédito em um site de internet, prefiro comprar na agência... pode ser irracional, mas ainda prefiro, na hora de fechar qualquer negócio, o ‘face to face’.

Assim... a jornada é longa, mas um dia termina...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

R O T E I R O _ Dia-a-dia Suiça/Itália

Dia 11//1 16/08/2009 / LONDRES - Amsterdam // Salvador - Amsterdam
Dia 12//2 17/08/2009 / Amsterdam
Dia 13//3 18/08/2009 / Amsterdam
Dia 14//4 19/08/2009 / Amsterdam
Dia 15//5 20/08/2009 / Amsterdam
Dia 16//6 21/08/2009 / Amsterdam
Dia 17//7 22/08/2009 / Amsterdam

Dia 18//8 23/08/2009 / Amsterdam - Zurich

Iremos para Zurich de Trem... viajaremos a noite toda, chegaremos lá pela manhã...

Dia 19//9 24/08/2009 / Zurich
Passaremos o dia passeando pela cidade velha... e se der subiremos Üetliberg para tirar fotos... mas vai depender do tempo.



Dia 20//10 25/08/2009 / Zurich - Lugano - Milão
O dia vai ser de passeios pelos Alpes Suiços... Sairemos de Zurich cedo em direção a Chur. Chegando lá, embarcaremos no trem Bernina... um passeio formidável pelas montanhas... chegaremos a Lugano e ficaremos um pouco por lá, tomar um chocolate, tirar fotos, andar em torno do lago... início de noite seguiremos para Milão...

Dia 21//11 26/08/2009 / Milão
Passaremos o dia em Milão... Ver o Duomo... tentar ver a Santa Ceia... passear... passear... dormir em Milão...

Dia 22//12 27/08/2009 / Milão - Lugano - Luzerna - Berna
Pegar o trem voltando para Lugano... passear durante a manhã. De Lugano seguiremos para Luzerna... passar a tarde por lá e depois seguir viagem para Berna... Dormir em Berna.

Dia 23//13 28/08/2009 / Berna
Passar o dia em Berna...
Dia 24//14 29/08/2009 / Berna - Interlaken - Zurich
Sair de Berna e ir para Interlaken... subir a montanha. Voltar para Zurich de noite...


Dia 25//15 30/08/2009 / Zurich
Passar o dia em Zurich... Ir no Zoologico... comprar chocolates para trazer para o Brasil... Nosso último dia de viagem.


Dia 00 / Volta para o Brasil. Dia a bordo. Data 31/08/2009

sábado, 13 de junho de 2009

R O T E I R O _ Dia-a-dia Holanda

Dia 11 16/08/2009 / LONDRES - Amsterdam

Começaremos nosso dia ainda em Londres, após tudo arrumado, partiremos em nossa jornada para chegar ao aeroporto...
Compramos um voo barato no site http://www.easyjet.com/PT/Reservar/index.asp

Partiremos pelo Aeroporto Stansted, que fica a 80 quilômetros da cidade, a melhor maneira de chegar ao aeroporto é pelo trem Stansted Express, com saida a cada 15 minutos. O transporte pode ser facilmente completado em 45m e custa cerca 25 £ (37.5€) ida e volta. Outra opção mais econômica é fazer o trajeto até á cidade nos ônibus "Terravision", por apenas 9 £ por trajecto, em pouco mais de uma hora. Pode-se fazer reservas online para obter descontos e poupar tempo... Pontos em LONDON VICTORIA e LONDON LIVERPOOL STREET.Informações: http://www.terravision.eu/london.html#

Chegando em Amsterdam, encontraremos Docinho... que está chegando do Brasil. O trio se reunirá outra vez!!!

Depois de passear pela cidade, iremos para Noord-Scharwoude. Mana e Xuxu nos espera...

Noord-Scharwoude é a cidade do repolho. É uma cidade pequena, perto de Alkmaar e fica a 45 minutos de trem de Amsterdam. É lá que iremos assentar nossa base... mas, como compramos o Benelux-Germany Pass, iremos sempre para Amsterdam... além das cidades de Roterdã, Volendam, Alkmaar e Den Helden. É também nosso intento ir a Brugges na Belgica... Temos muito o que conhecer!!!

Não temos muitos planos definidos para nossa estada na Holanda... estaremos em casa de amigos, isso significa que estaremos a disposição dos horários livres deles... pois queremos estar juntos... conversar, passear, comer... então, o plano é não ter plano. Claro que isso não significa que não temos nossa lista.

O que não deixar de fazer em Amsterdam:


1. Passear de Barco.
2. Ir passear no tradicional Distrito da Luz Vermelha.
3. Visitar os três principais museus da cidade: Van Gogh Museum, Stedelijk e Rijksmuseum.
4. Ir ao zoológico Artis.

Conhecendo os arredores...

1. Turistando pela Holanda não se pode deixar de visitar os moinhos de vento de Kinderdijk.
2. Ver moinhos, tamanquinhos, roupas típicas, tulipas, queijo golda, em Volendam, que fica a uns 20km de Amsterdam.

Ficaremos na Holanda durante toda a semana... depois, seguiremos viagem... direto para Suiça...

quinta-feira, 11 de junho de 2009

R O T E I R O _ Dia-a-dia Londres

Dia 6 11/08/2009 / PARIS - CANTERBURY - LONDRES

Pecorreremos uma distância de 450 Km. Durante o percurso teremos como paisagens as Grandes planícies da França, depois da travessia em barco, avistaremos as colinas verdes da Inglaterra.

A saída de Paris está prevista para às 07h30m. Chegaremos ao porto de Calais às 11h45m, onde faremos os trâmites de aduana e fronteira, então, teremos que estar com os passaportes em mãos... dá um medinho nessa hora, mas estamos com tudo certo, não temos motivo para ter receio. Embarcaremos no ferry às 12h30m. A viagem no barco tem uma duração de uma hora e meia. Quando chegarmos a Dover teremos que atrasar o relógio (uma hora antes no Reino Unido).

Seguimos viagem e às 14h30 (local) chegaremos a Canterbury e teremos um tempo livre para conhecer esta bonita cidade medieval com sua importante catedral e ruas cheias de vida com sua arquitetura tradicional.


Sairemos de Canterbury às 17h00 e às 18h30 chegaremos finalmente a Londres. Apesar do dia ser cansativo, a expectativa é de, mais tarde, após assumirmos nosso quarto no hotel, sairmos rumo ao Soho para jantar, pois com certeza estaremos 'loucas' para absorvermos nossas primeiras impressões da cidade...


Dia 7 12/08/2009 / LONDRES

Iniciamos nossa visita pela manhã. Segundo o roteiro fornecido os pontos visitados podem variar em função dos guias locais, tráfego e clima. De qualquer forma, passearemos conhecendo o Hyde Park, Oxford Street, City (Grande Londres), Catedral St Paul’s, Torre de Londres, Rio Tâmisa, Picadilly Circus, Parlamento, Abadia de Westminster, Buckingham Palace. Durante a visita faremos uma breve parada em Buckingham Palace para ver a troca da guarda.


Ficaremos por lá para começar um passeio a pé pela cidade... depois iremos para o Museu de História Natural:
Metrô: South Kensington
Cromwell Road, London, SW7
Aberto de Segunda a Sábado das 10.00am às 17.50pm
e aos Domingos das 11 am até as 17.50 pm.


Depois visitaremos o Palácio de Kensington, antiga residência de Lady Diana, Princesa de Gales, e local de nascimento da Rainha Vitória:
Kensington Palace, Kensington Palace Gardens, London W8
Aberto diariamente das 10.00am às 18.00pm (last admission 17.00)


Em seguida iremos para Picadilly Circus... às 21h30 encontraremos o pessoal da excursão, traslado de retorno ao hotel.

Dia 8 13/08/2009 / LONDRES

Teremos o dia inteiro para conhecer Londres... e o Parlamento é melhor lugar para re-começar nosso passeio pela cidade...Andaremos por Westminster onde tiraremos fotos do Big Ben e da Westminster Abbey.

Passando pela Trafalgar Square
Visitando a National Gallery
Seguindo para o Coven Garden
Depois conheceremos o Museu Britânico:
Metrô: Tottenham Court Road Station
Great Russell Street, London, WC1
Aberto das 10:00am – 17:00pm, de Segunda a Sabado e das 14:30pm
18:00pm aos Domingos

Visitaremos depois o Museu de cera... interessante ver os 'famosos'...
Finalzinho de tarde, subiremos na London Eye... depois seguiremos para o Soho...
Fim de noite... ida para o Hotel.

Dia 9 14/08/2009 / LONDRES

Acordar cedo e ir até Oxford Ciy...Passar a manhã por lá.
Começaremos a tarde visitando a Torre de Londres:
The Tower of London, Tower Hill, London EC3

De lá seguiremos para a St Paul's Cathedral:
St Paul's Cathedral, St Paul's Churchyard, London EC4

Depois iremos visitar o Temple (lembrar do Filme O Código Da Vinci) e o Somerset House. Em seguida atravessaremos a Millenium Bridge e iremos até à Tate Modern (museu de arte moderna), lá sempre tem exposições gratuitas e muito interessantes. Depois passeiar ao longo do rio (essa zona chama-se a Southbank) e andar até Tower Bridge...
Ir para o Hotel..
Ir para o Teatro assistir ao STOMP... um mimo que nos demos de presente...

Dia 10 15/08/2009 / LONDRES

Vamos para STONEHENGE... é a relização de um sonho!!! Faremos um passeio passando por BATH... e pelo castelo de Windsor...
O passeio pode ser comprado na recepção do hotel... é um passeio de um dia completo... quando voltarmos já vai ser hora de arrumar as malas... pois daqui seguiremos para nossa próxima aventura: Amsterdam!!!

terça-feira, 9 de junho de 2009

R O T E I R O _ Dia-a-dia Paris


Dia 0 / Saída do Brasil. Noite a bordo. Data 06/08/2009

Vôo TAP, Eu e Florzinha sairemos de Salvador às 17:30, do aeroporto Luís Eduardo Magalhães...

Docinho vai nos levar...


Dia 1 / 07/08/2009 PARIS
Depois de chegar ao Hotel sairemos rumo ao Trocadero

Começaremos um tour a pé pela cidade. A idéia é sair caminhando, passando pela Torre Eiffel (é claro!!!), cruzando o Campo de Marte (em francês Champ de Mars, uma das maiores áreas verdes de Paris), depois passear pelo Museu do Quai Branly.

Andar na Esplanada des Invalides (adentrando até o Parthenon), voltar pela Quai d’Orsay e seguir até o Museu Orsay para uma visita. Depois jantaremos lá por perto...


Dia 2 08/08/2009 / PARIS

Começaremos cedo... A partir do Boulevard Saint-Germain continuaremos o tour a pé neste lado do rio.

Daí é só passar na Cité e visitar Notre Dame. Atravessar para île Saint-Louis e seguir até a Bastille.

Almoçar e seguir o passeio para o Louvre... ficar por lá até cansar e depois sentar em um café...




Dia 3 09/08/2009 / PARIS - VERSALHES – PARIS _ Passeio na Excursão...

Segundo o roteiro fornecido faremos uma visita panorâmica com guia local com duração aproximada de 2 horas e meia. Passaremos pelo Arco do Triunfo, Champs-Élysées (Campos Elísios), Madeleine, Praça da Concórdia, Ópera, Museu do Louvre, Torre St Jacques, Prefeitura, Île de la Cite com a catedral de Notre Dame, bairro latino, Pantheón, Sorbonne, Jardins de Luxemburgo, Inválidos, Escola Militar, Campo de Marte, Torre Eiffel, margens do Rio Sena. Realizamos breves paradas nos Inválidos e Campo de Marte. A visita finaliza junto ao Museu do Louvre e a Perfumaria Benlux.

Depois seguiremos para o Palácio de Versalhes. Tempo aproximado de 2 horas (poderá variar conforme horário de chegada e tráfego), durante o qual conheceremos o Palácio e seus jardins. À noite, faremos um passeio pelo bairro de Montmartre, o bairro dos artistas. Fim de excursionar... Ficaremos por lá...

Dia 4 10/08/2009 / PARIS

Recomeçaremos pela manhã o passeio para conhecer o outro lado do rio. Iniciaremos no Arco do Triunfo... Começaremos pelo Champs-Élysées... andar, andar, andar...
Depois visitaremos o Centre Pompidou...