segunda-feira, 29 de junho de 2009
FAZENDO AS MALAS – P. 1
Bom, andei pensando sobre o que escrever, já que esse momento, ou melhor, entre-momentos, é de espera... Os detalhes da viagem já estão acertados, o que é muito bom, pois uma viagem planejada tem menores possibilidades de desacertos; passagens (ida e volta + transfers internos) compradas, hotéis (Paris e Londres) reservados e pagos, alguns passeios adquiridos pela Internet, pois compras online pode possibilitar bons descontos (Show, London Eye, Museu de Cera) e os amigos já foram contatados e estão no aguardo de nossa chegada em Amsterdam e em Zurich... Então, fiquei pensando qual poderia ser o próximo passo.
Pode parecer prematuro, já que ainda temos mais de um mês até a data da viagem, mas não custa ser prevenida... então decidi falar das MALAS. A grande dúvida consiste em: o que levar???
Antes de entrar, propriamente do que colocar na mala, devemos pensar na própria mala... e a escolha da bagagem é fundamental para se evitar transtornos: ela deve ser leve (para não influenciar muito no peso total), durável (deve aguentar os descasos dos carregadores dos aeroportos) e ter um bom sistema de fechamento (aconselho cadeado de segredo – para facilitar sua vida se for preciso abrir na aduana, para não correr o risco de perder a chave e também para prevenir roubos).
No nosso caso, que além de avião, transitaremos de trem, o tamanho da bagagem é fundamental, pois é preciso que seja fácil de transportar (com rodas reforçadas) e também seja fácil de erguer (para ser colocada no compartimento de carga), uma mala grande e pesada dificulta... lembre-se que neste caso é sempre o dono que a manuseia. Mesmo só viajando de avião, eu prefiro dividir meus pertences em duas bagagens: a de despachar e a de mão, sendo uma mala e uma sacola. Assim, a mala nunca será a grande e, dependendo da quantidade de dias ou da temperatura local, escolho entre a pequena ou a média. A sacola deve ser de um tamanho que possa ser aclopada na mala na hora de carregar para aproveitar suas rodinhas e ao mesmo tempo o conjunto possa ser puxado por uma única mão... deixando a outra livre para segurar/manusear a bolsa. Se achar necessário levar uma outra bagagem, certifique-se que também tenha rodas (para a outra mão conseguir dar conta!). Viajantes veteranos sempre diminuem o que levam, conforme ficam mais experientes... Eu nunca levo mais que uma mala e a sacola de mão, mas sempre coloco uma sacola extra na minha mala, pois na volta, com roupas sujas e compras, a tendência é precisar dela.
Após decidida as malas... pensa-se no que colocar dentro. As primeiras perguntas a ser respondida é quantos dias durará a viagem, para onde ir e como estará o tempo. Há coisas que se deve levar sempre, independente da situação: roupas íntimas, roupas de dormir, calça jeans, blusa/camiseta de malha e tênis (ou um sapato baixo e confortável que o substitua), as outras peças vão depender das respostas as questões anterior. Eu sempre deixo para comprar no destino meus ‘artefatos’ de higiene pessoal, com exceção da escova e de um pequeno tubo de pasta de dentes. Até mesmo porque adoro uma incursão nos supermercados locais, eu a considero como o meu primeiro passeio... no destino eu compro shampoo, cremes, sabonetes, absorventes, etc., principalmente se for na Europa... não vejo sentido levar daqui.
AS ROUPAS
Iremos andar muito... nosso roteiro prevê que sairemos pela manhã e só voltaremos ao hotel a noite, então nossa mala deve estar 'recheiada' de roupas e sapatos confortáveis. O tempo na maior parte da Europa em Agosto é agradável, em torno de 22ºC durante o dia, mas chove muito também, é bom estarmos preparadas. Na escolha de nossas roupas para levar deve prevalecer roupas leves e que não amassam e um casaco/jaqueta...
As roupas não devem ser escolhidas aleatoriamente (só porque se gosta delas), deve-se sempre ter em mente uma paleta de cores, para que as mesmas possam combinar entre si. Eu sempre começo com o azul (por causa do jeans) e o preto (pois sempre levo uma calça preta na mala, bom... as vezes duas), depois escolho quatro blusas que ficam bem com as duas calças, é o básico para um fim de semana. Se for passar mais que 3 dias (até 6 dias) escolho mais duas cores de calça/saia e faço o processo anterior para as blusas/camisetas, depois disso, acrescenta-se a cada dois dias de estadia mais uma peça de calça/saia/short/bermuda (sendo que a cada peça de baixo, soma-se duas peças superiores, pois as blusas sempre sujam mais rápido). Eu não uso vestidos, mas esses devem ser contados como uma roupa/dia... dois vestidos equivalem a uma calça e duas blusas. Porém a mala nunca é feita para mais de 10 dias. Estadia longa possibilita levar as roupas para lavar em uma lavanderia.
Acrescento na mala uma roupa mais arrumada para sair a noite (sem muita preocupação de combinação com as outras peças, ou duas se a viagem for mais formal), um conjunto de calça/blusa de malha para ficar a vontade em casa/quarto e um casaquinho (o teor de quanto ele aquece depende do tempo/lugar), pois sempre a noite é mais fria ou pode surgir um programa para ir ao cinema (Eu adoro!!!) e é bom estar prevenida. Para as roupas de baixo sempre conto 3 calcinhas por 2 dias e um sutiã a cada dois, (então para uma viagem nunca levo mais de 15 calcinhas e 5 sutiãs). Levo também uma roupa para dormir a cada 3 dias (2 pijamas e 1 camisola).
MALA BÁSICA (Fim de semana)
1 Calça jeans/azul + 2 camisetas/camisas de malha
1 Calça/saia preta + 2 camisetas/camisa de tecido
1 Roupa para sair a noite
1 Roupa para ficar em casa
1 Casaco
3 Calcinhas
1 Sutiã
1 Roupa para dormir
MALA PARA MAIS DE 3 DIAS
1 Mala básica
1 Calça/saia/short/bermuda (outra cor)+ 2 camisas - a cada 2 dias
3 Calcinhas - a cada 2 dias
1 Sutiã - a cada 2 dias
1 Roupa para dormir - a cada 3 dias
1 Roupa para sair a noite (se a programação for mais formal)
Obs 1. Se o destino for cidades praianas, a terceira bagagem se faz necessária. Nela leva-se os ‘apetrechos’ praianos: biquínis, shorts e saídas de praia, chapéus/bonés, etc.
Obs 2. Se o destino for lugares frios, a terceira bagagem também se faz necessária. Nela se leva os agasalhos, jaquetas e pulôveres. O casaco mais quente/pesado, leva-se na mão.
A MALA BÁSICA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário